A FastFiber considera que a existência de uma política de sustentabilidade é fundamental para garantir a sua viabilidade, desenvolvimento e crescimento a longo prazo e assume as melhores práticas ambientais, sociais e de governança (ESG – Environmental, Social and Governance) como parte de uma boa gestão, preservando a reputação e a integridade da Empresa.
A criação de uma cultura de sustentabilidade exige, além da preocupação com o desempenho económico, uma gestão eficiente dos riscos e uma tomada de decisão responsável que leve em consideração o bem-estar dos stakeholders, da comunidade e do meio ambiente.
A FastFiber pretende minimizar os impactos negativos sobre os recursos naturais e o meio ambiente, estando comprometida com a melhoria contínua do seu desempenho em termos de ESG e com o cumprimento de todos os requisitos legais e regulamentares relevantes. A Política de Sustentabilidade é baseada nos princípios e valores de ética e integridade contidos no Código de Ética e Conduta da Empresa, que norteia a atividade da FastFiber, e que a Empresa acredita ser a base para o estabelecimento e consolidação de relações de confiança com todas as partes interessadas.
O Código de Ética e Conduta inclui objetivos de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI), nomeadamente a política antidiscriminação e de prevenção de assédio. Trata adicionalmente das medidas de prevenção da corrupção enquadradas pelo Regime Geral da Prevenção da Corrupção e infrações conexas (RGPC), no âmbito do qual se desenvolveu o Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção e infrações conexas (PPR). O Código de Ética e Conduta inclui ainda informação sobre o canal de denunciantes e mecanismos de execução, bem como as normas relativas à proteção dos denunciantes, internos e externos. Os stakeholders externos podem denunciar qualquer situação ou suspeita de irregularidade através de e-mail dirigido a dois membros da Equipa de Gestão (ceo@fastfiber.pt, cfo@fastfiber.pt, cmo@fastfiber.pt, cto@fastfiber.pt e generalcounsel@fastfiber.pt). Se o alvo da denúncia for um membro da Equipa de Gestão, esta deve ser enviada ao CEO e à General Counsel. Se a preocupação envolver o CEO ou a General Counsel, a queixa deve ser enviada à Presidência do Conselho de Administração, via e-mail para: chairmanfastfiber@nhip.nl.
Consulte aqui o Relatório de Avaliação Anual, referente ao ano de 2023, que decorre do cumprimento das obrigações do Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção e infrações conexas (PPR).
Objetivos ESG da FastFiber para 2025 e anos seguintes

Ambiente
- Manter a média mensal equivalente de água consumida em 2025 em 0,413m3 por colaborador da sede;
- Atingir uma taxa média de desvio de resíduos em aterro de 45% em 2025, a monitorizar mensalmente;
- Atingir os seguintes Fatores de Redução de Emissões do Âmbito 1+2 (baseados no mercado) considerando a linha de base de 53 tCO2 de 2023:
2025 | 2026 | 2027 | 2028 | |
Emissions Reduction Factor | 0,80 | 0,80 | 0,70 | 0,60 |
- Roteiro para atingir o objetivo de zero emissões líquidas de carbono até 2050.
Até final de 2025
- Realizar o cálculo de emissões mais abrangentes, nomeadamente relativamente a emissões indiretas e da cadeia de valor (abrangência futura);
- Analisar a oportunidade de submissão ao programa de compromisso SBTi e estabelecer o respetivo plano de ações, se aplicável.
Até final de 2026
- Com base no cálculo de emissões mais abrangentes:
- Redefinir baseline e targets de redução de emissões de âmbito 1+2, se necessário, bem como o respetivo plano de ações;
- Decidir sobre a relevância de definição de um objetivo específico de redução de emissões de âmbito 3, bem como o respetivo plano de ações;
- Tendo em conta os objetivos anteriores, verificar gaps eventuais e definir as ações necessárias para atingir o objetivo de zero emissões líquidas de carbono até 2050.
Até final de 2027
- Ter uma frota automóvel com uma proporção de viaturas a combustão igual ou inferior a 50%.
Até final de 2035
- Ter uma frota automóvel com uma proporção de viaturas a combustão igual a 0%.

Social
- Ter pelo menos 2500 horas de formação por ano, equilibradas em termos de género e incluindo formação em ESG em 2025;
- Ter um mínimo de 10% de colaboradores com menos de 30 anos até 2025;
- Zero acidentes de trabalho no escritório que resultem em baixa médica;
- Zero acidentes de trabalho em obra;
- Implementar o plano de ação para abordar os riscos psicológicos, desenvolvido em 2024.

Governança
- Não estar sujeito a qualquer reclamação material;
- Não estar sujeito a qualquer processo formal de litígio;
- Não ser considerado responsável por qualquer atividade ilícita reportada através do programa de proteção de denunciantes.
Destaques do Relatório ESG 2024
A FastFiber produz anualmente um Relatório ESG que analisa a atividade da Empresa nos diferentes aspetos – Ambiental, Social e de Governança – destacando-se, para 2024, as seguintes realizações:
Ambiental:
- Manutenção da certificação em Gestão Ambiental segundo a norma ISO 14001:2015, reforçando o compromisso da Empresa com a sustentabilidade.
- Redução do consumo médio mensal de água por ocupante em pelo menos 10%, alcançando uma taxa de 0,361 m³/ocupante/mês.
- Estabelecimento e alcance de uma taxa média de desvio de resíduos de aterro de pelo menos 35%, com um desvio efetivo de 52%.
- Redução das emissões de carbono Scope 1+2 (baseado no mercado) em pelo menos 10% em relação ao ano base de 2023, superando o objetivo de 47,7 tCO₂ com um total de 39,39 tCO₂.
- Continuidade na transição para uma frota mais sustentável, com a proporção de veículos a gasóleo reduzida para 75%, suportada pela substituição de cinco veículos a gasóleo por veículos elétricos.
Social:
- Manutenção da certificação em Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional segundo a norma ISO 45001:2019.
- Realização de uma avaliação de riscos psicológicos e desenvolvimento de um plano de ação correspondente.
- Registo de zero acidentes no escritório que resultaram em baixa médica.
- Concretização de 3135 horas de formação para colaboradores, superando o objetivo anual de 2500 horas, com formações equilibradas em termos de género e incluindo temas específicos de ESG.
- Garantia de que pelo menos 10% dos colaboradores têm menos de 30 anos no final do ano.
- Lançamento de planos de desenvolvimento e sucessão para a equipa de gestão executiva, com foco no reforço da liderança estratégica e sustentabilidade organizacional a longo prazo.
- Lançamento de planos de desenvolvimento e sucessão para todos os colaboradores, abordando potencial de crescimento e riscos de sucessão.
- Continuidade das iniciativas de fortalecimento de equipa, incluindo eventos corporativos, para fomentar o sentido de comunidade e colaboração.
Governança:
- Manutenção bem-sucedida da certificação em Gestão da Qualidade segundo a norma ISO 9001.
- Preparação para conformidade com a CSRD, através da avaliação de dupla materialidade e uma análise de lacunas.
- Revisão do Código de Ética e Conduta para otimizar conteúdos sobre prevenção da corrupção.
- Ausência de queixas materiais, litígios formais ou responsabilização por atividades indevidas relatadas através do programa de proteção de denunciantes.
- Alinhamento dos procedimentos de governança com processo de diligência no envolvimento de terceiros, incluindo atualizações à Política de Aquisições.
- Reforço das medidas de cibersegurança, incluindo a segunda avaliação externa sob orientação da Booz Allen, para garantir proteção robusta de dados sensíveis.
- Publicação de um Relatório Anual sobre o Regime Geral de Prevenção da Corrupção, reforçando transparência e responsabilidade.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS
Os objetivos definidos pela FastFiber no âmbito do ESG estão enquadrados com os temas eleitos pela ONU para a promoção do desenvolvimento sustentável, sendo que a FastFiber identifica 7 ODS sobre os quais considera ter um impacto positivo direto:






